Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, maio 09, 2018

Times caloteiros terão mais dificuldade em manter elenco, segundo a FIFA


Mazzuia

Times caloteiros tem marcado uma grande presença no futebol mundial. Enquanto na Europa, as medidas variam entre punição de pontos, rebaixamento e impossibilidade de comprar atletas em um determinado período, no Brasil nada acontece.

Nas transferências internacionais, o Guarani já chegou a perder 3 pontos na Série B do Brasileiro em 2006, quando começou a negociação do lateral esquerdo, Gilson, para o Samsunspor Külübu, da Turquia ainda no ano 2004, mas desistiu da continuidade. Os turcos, exigiram ainda ressarcimento de tudo que gastaram entre passagens aéreas e exames médicos e o Bugre tomou multa de 9 mil dólares.

As leis para combater times caloteiros feita pela FIFA, deve entrar em vigor ainda em 2018, inicialmente para transferências entre países, sendo que o atraso de pelo menos dois meses de salário, já da direito ao jogador de obter rescisão.

Encostado

Jogadores que forem colocados para treinar em separado de forma humilhante ou lesiva, também terão direito a rescisão.

Leis Nacionais

A entidade máxima do futebol, não pode mudar leis internas de cada país, portanto a vigência é a caráter internacional.

Nesse caso, se um atleta registrado em um clube brasileiro quiser pedir rescisão, ele deverá esperar os três meses, mencionado na Lei Pelé dentro do próprio país, mas apenas dois meses, se o convite for do exterior.

Punição

Os juízes de primeira instância, também terão mais poder, segundo a FIFA, agora caso os times caloteiros não eliminem sua dívida em até 45 dias, o acordo não pode ser protelado. A equipe pode ficar até três janelas de transferências sem comprar atletas.

Credibilidade

Os 11 pontos buscados nessa nova reforma, alguns ainda a serem discutidos em futuros compromissos, sem data pré-estabelecida, gera resistência nos clubes.

Infantino, presidente da FIFA, quer limitar o número de compras e empréstimo de jogadores, para evitar um monopólio de mercado das agremiações com poderes financeiros exorbitantes.

Aqueles times pontes, que contratam um jogador, para repassá-lo em sequência e a comissão para agentes ou empresários, devem sofrer investigações. Quem realiza negociação, deve receber no máximo 3%, contudo, o valor tem girado entre 5 a 15%.

Salário "limpo"?

Preocupada com a disparidade entre "grandes e pequenos", a FIFA estuda limitar o teto salarial, baseado no percentual dos ordenados, relacionado a receita do clube.

Brasil

Exceto a Lei Pelé, que permite até três meses de atraso salarial, as demais leis não falam sobre os demais assuntos profundamente, logo, o Brasil poderá se sujeitar as novas medidas, sendo que a parte do teto salarial, indiretamente, não é tão distante daquilo que a Lei Profut, tenta implantar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima